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Como o Google Meu Negócio ajuda a se destacar nos resultados de busca

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Como o Google Meu Negócio ajuda a se destacar nos resultados de busca

google mapa

Se não está no Google, não existe. Essa máxima impera quando procuramos qualquer coisa na ferramenta de busca — seja o restaurante japonês mais próximo ou uma fofoca sobre uma celebridade da Globo.

Com muita frequência, recorremos ao Google para buscar mais informações sobre uma loja, um produto ou um serviço em que estamos interessados. Se não encontramos nada, ou se a informação não estiver consistente, precisa e atualizada, já ligamos o desconfiômetro.

A maioria dos lojistas sabe que, para se destacar no Google, é preciso investir em práticas de SEO (otimização para mecanismos de busca) e, em alguns casos, no Google Ads. No entanto, existe uma terceira opção para quem quer conquistar a cobiçada primeira posição no ranking dos resultados: o Google Meu Negócio (também conhecido em inglês como Google My Business).

Continue lendo este artigo para descobrir o que é o Google Meu Negócio, como essa ferramenta pode ajudar sua loja e o que você deve fazer para aparecer no topo dos resultados.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que dá destaque à sua empresa em buscas no Google e também no Google Maps.

Também chamado de Google My Business, funciona como uma espécie de ficha ou cartão de visitas; no exato momento em que os usuários estão procurando por produtos ou serviços como o seu, o Google mostra as principais informações sobre sua empresa — como site, horário de funcionamento e número de telefone.

Para ter essa ficha, você precisa criar um Perfil de Negócios. Ao criar o Perfil de Negócios de sua loja, você consegue gerenciar como sua empresa aparece nas buscas no Google e no Google Maps.

Ao fazer uma busca no Google, essa ficha com as informações aparece do lado direito da tela. Já no Google Maps, a ficha é mostrada aos usuários ao clicar nas opções mostradas, como na imagem abaixo.

Com o Google Meu Negócio, você pode manter as informações sobre sua empresa atualizadas, receber avaliações de clientes e respondê-las, bem como divulgar imagens de sua loja, seus produtos e suas ofertas.

 

Google meu negócio

Vantagens do Google Meu Negócio para sua loja

Os principais benefícios de usar o Google Meu Negócio giram em torno de um objetivo principal: ganhar a confiança dos usuários. E empresas que inspiram mais confiança nos consumidores vendem mais.

Confira a seguir algumas das funcionalidades dessa ferramenta que podem trazer ainda mais vendas para seu negócio.

Maior visibilidade da marca

Você pode publicar fotos de seus produtos e de sua empresa no seu perfil de negócio. As fotos de qualidade são mais um incentivo para o usuário escolher sua loja.

Uma grande vantagem do Google Meu Negócio é que se trata de uma ferramenta gratuita. Isso significa que toda a visibilidade que você ganha nas plataformas do Google é orgânica, sem você precisar gastar um centavo.

O Google Meu Negócio possibilita também conferir as métricas de desempenho do perfil de seu negócio, na seção Insights. Entre as métricas disponíveis, estão o número de cliques no botão de chamadas, o número de conversas por mensagens e o número total de interações.

Outra métrica valiosa que o Google Meu Negócio oferece ajuda a entender como os clientes encontram sua empresa. Em um gráfico, é mostrada a porcentagem de clientes que localizaram seu perfil por meio de:

  • pesquisa direta:quando o cliente pesquisa especificamente o nome ou o endereço de sua empresa;
  • pesquisa de descoberta:quando o cliente busca pela categoria do seu negócio, ou ainda, um produto ou um serviço que você oferece, e sua ficha aparece nos resultados;
  • pesquisa de marca:quando o cliente pesquisa pela sua marca ou outra relacionada à sua;
  • total de pesquisas:o somatório dos tipos de pesquisa anteriores.

Aproximação do público

Seus clientes podem entrar em contato com sua empresa através do seu perfil de negócio; o Google Meu Negócio permite que os usuários façam ligações, enviem mensagens ou deixem avaliações. Ao facilitar essa comunicação, você estará estreitando o relacionamento dos clientes com sua marca.

Seus clientes podem seguir seu Perfil de Negócio para acompanhar as atualizações de seu e-commerce. É possível compartilhar ofertas com seus seguidores como forma de agradecer pelo apoio e incentivá-los a visitar seu site.

Uma forma de melhorar a imagem da sua marca perante o público é interagir com os clientes e responder às avaliações que sua empresa recebe. Segundo o próprio site do Google Meu Negócio, “empresas que respondem a avaliações são consideradas 1,7x mais confiáveis do que aquelas que não respondem”.